Para a família toda aproveitar a chegada do Natal


Seis dicas que a Revista Crescer destacou para todo mundo (principalmente as crianças) curtirem a véspera de Natal:

À Espera da meia-noite 
Todo dia é uma luta para fazer seu filho dormir cedo, mas a situação se inverte nas festas e o difícil é conseguir que ele fique acordado para esperar o Papai Noel e a virada do ano. O jeito é esticar a soneca da tarde e fazer com que ele durma por duas horas em vez de uma, por exemplo, ou atrasar o horário do descanso para mais próximo da noite, sugere Camila Lima Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). Se o seu filho não dorme mais à tarde, dê um banho morno e conte uma história para que ele se acalme, ou ao menos descanse um pouco. Se nada funcionar, adiante a chegada do Papai Noel, assim ele aproveita e depois pode dormir tranquilo. Agora, se você tem um bebê em casa, relaxe. Ele provavelmente não vai aguentar até a meia-noite, mas vocês ainda terão muitos finais de ano para curtir juntos! 
Amigo secreto diferente 
Para deixar esse momento ainda mais divertido, combinem que não vão descrever o presenteado e sim fazer mímica. Outra opção que pode render boas risadas é desenhar o amigo secreto em folhas de papel bem grandes ou em um flipchart (tripé). 
Enquanto a ceia não vem... 
... as crianças vão ficando agitadas e impacientes a cada minuto que passa, não é? Para distraí-las, a blogueira Thais Godinho, do blog Vida Organizada, sugere escalar um tio simpático para propor atividades que as mantenham ocupadas. Uma que sempre faz sucesso é esconde-esconde. Outra opção é deixar papel e lápis coloridos à disposição – você pode até fazer um concurso de desenho ou pedir para elas desenharem o que mais gostam nas festas de fim de ano. 
Para entrar no clima 
Também outra opção para conter a ansiedade das crianças, assistir a DVDs sobre o Natal pode garantir momentos gostosos entre crianças e adultos. E será que você já viu clássicos como Felicidade não se Compra, Milagre na Rua 34, Meu Papai é Noel? Bem, motivo não falta para ver esses e outros filmes novamente para você e seu filho se divertirem e se emocionarem juntos.

Papai Noel esteve aqui
Como fazer o bom velhinho deixar os presentes quando ele não puder aparecer de verdade? Dizer que viu o trenó lá no céu sempre funciona. Chame todas as crianças para fora de casa e procure com elas, apontando para nuvens e estrelas. Enquanto isso, os outros adultos colocam os presentes na árvore e depois tocam um sino (vale improvisar batendo uma colher em uma panela!) ou gritam, dizendo que o Papai Noel acabou de passar. Quando elas correrem de volta, encontrarão os presentes e o gorrinho vermelho, esquecido no meio da pressa de ir embora, ou um prato com um bolinho ou biscoito “mordido” pelo bom velhinho!  
Quem se arruma antes? 
A dúvida é sempre a mesma: se a gente troca as crianças primeiro para a festa, corre o sério risco delas estarem todas desmilinguidas na hora de sair de casa (ou até com alguma peça suja, principalmente se a roupa for branca!). Se nos arrumamos antes, haja habilidade em se equilibrar no salto, trocar os pequenos com anéis e pulseiras e ainda evitar que a roupa fique amassada demais. A dica, então, é deixar tudo o que vão usar separado na cama, já colocar os acessórios que não atrapalhem e se pentear. Daí, chega a vez das crianças e vocês combinam que elas vão esperar cinco minutinhos quietas para você acabar de se arrumar (pode ser um bom momento do seu marido fotografá-las...). Com tudo organizado, basta colocar roupa, sapato e fazer a maquiagem.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...